Quais são os tipos de piscina? Conheça mais sobre elas
Na hora de montar uma área de lazer, além de itens decorativos e outros móveis que deixam o ambiente mais aconchegante e familiar, é necessário saber quais são os tipos de piscina que você pode utilizar.
Com certeza a piscina é um dos centros de atenção da casa, mas principalmente da área de lazer e por isso, existem muitos detalhes para ser levado em conta antes de escolher a piscina, como o espaço para a construção, o tamanho e, claro, os modelos, materiais e formas de instalação.
Outro ponto importante, que precisa ser levado em conta, é o uso. A finalidade será receber visitas em casa, relaxar durante o verão ou praticar esportes?
Conheça quais são os tipos de piscinas, como funciona a instalação de cada um deles e os bons motivos para apostar.
Quais são os tipos de piscina ideais para lazer?
Para saber quais são os tipos de piscina indicados para seu projeto, é preciso entender um pouco mais sobre as características de cada uma delas. Abaixo, selecionamos quais são os tipos de piscina mais utilizados no dia a dia.
Alvenaria
As piscinas de alvenaria são uma das mais utilizadas ainda hoje, justamente por suas opções de personalização. É possível criar uma piscina de alvenaria da forma, tamanho e formato que o cliente preferir.
Isso porque esse tipo de piscina é feita de concreto, com uma fundação e blocos estruturais. Por cima disso tudo, vem o revestimento, que normalmente é feito de cerâmica ou até mesmo pastilhas.
Esse tipo de piscina é versátil, resistente e oferece uma possibilidade maior de personalização, pois podem ser escolhidos diferentes tipos de revestimentos e cores. Mas assim como tem suas vantagens, também há suas desvantagens.
A piscina de alvenaria tem um custo-benefício mais alto e a manutenção deve ser feita com mais frequência, sem contar que a construção também é mais demorada.
Apesar de ser um dos modelos mais usados, ela não pode ser construída em qualquer lugar. O terreno precisa ter profundidade o suficiente para que seja feita a fundação e toda estrutura necessária para a piscina. Além disso, requer a contratação de uma mão de obra especializada para a construção.
Piscina Praia
(imagem: piscinasdeareia.com.br)
A famosa “piscina praia” se tornou um verdadeiro artigo de luxo em resorts e pouco a pouco vem valorizando cada vez mais as casas. Diversos famosos já apostaram nesse tipo de piscina, que sem dúvidas proporciona um visual deslumbrante a qualquer ambiente, como se você realmente tivesse uma praia em tamanho miniatura dentro da sua casa.
A construção desse tipo de piscina é feita da mesma forma que a piscina de concreto, porém sua finalização é diferenciada, misturando areia e resina. Isso é o que garante a aparência parecida com a areia da praia.
Para deixar o espaço ainda mais charmoso, é possível construir ilhas com plantinhas no meio da piscina, proporcionando um visual ainda mais tropical e acolhedor.
O uso dessa piscina vem crescendo tanto, que hoje já existem empresas especializadas no desenvolvimento. Os revestimentos também são diferenciados, não aquecem e são super confortáveis de sentar, deitar e aproveitar o momento com amigos e família.
Uma das vantagens dessa piscina, é que ela também é totalmente personalizada de acordo com seu espaço e desejos, porém, tem um custo de construção bem mais alto do que as demais e assim como a de alvenaria, o terreno precisa ter um tamanho mínimo para que ela seja construída.
Container
(imagem:designboom.com)
Os contêineres têm sido muito utilizados na construção de mini casas e agora, também vem sendo usados para construir piscinas.
Essa é uma maneira prática, rápida e econômica de uma piscina no projeto e já existem empresas especializadas na comercialização.
Além de tudo,é uma opção mais sustentável, reutilizando a estrutura de contêineres que seriam abandonados. É possível encontrar as piscinas já prontas em tamanhos pré-definidos, o que facilita escolher a opção perfeita.
Pré-moldadas
(imagem:homefy.cl)
Conhecidas também como piscinas pré-fabricadas, esse tipo de piscina proporciona muitos benefícios para quem escolhe. Como o próprio nome já adianta, esse tipo de piscina já vem totalmente pronta ou em partes.
Na maioria das vezes, quando feitas de concreto, as piscinas pré-moldadas vem com os pedaços prontos para serem encaixados..
Fibra de Vidro
(imagem: dicasdecor.com)
Esse é um tipo de piscina pré-moldada e é uma das mais utilizadas hoje em dia. Para quem busca praticidade, esse é o tipo de piscina ideal para seu espaço. É possível encontrar em tamanhos específicos e por isso, é um dos modelos mais indicados para espaços pequenos.
Existem ainda outras vantagens como custo-benefício mais baixo e instalação simples e rápida. Além disso, outro destaque é para a manutenção, já que ela só precisa de limpeza e por conta da superfície mais lisa, acumula menos sujeira.
Sua durabilidade também é excelente e sem dúvidas, a piscina de fibra de vidro vai fazer parte da sua casa por muitos e muitos anos.
Vidro
(imagem:tuacasa.com.br)
Esse é um dos tipos de piscina que vem sendo muito usados em hotéis e pousadas, mas que pouco a pouco também começa a aparecer em algumas residências. Esse tipo de piscina pode ser feito inteiro de vidro ou apenas algumas partes, como a frontal.
Normalmente, elas têm uma base de concreto com toda estrutura necessária e todo o restante pode ser feito de vidro. Vale ressaltar que o tipo de vidro utilizado nesse caso, deve ser bem grosso e especial, para conseguir aguentar o peso e a pressão da água.
Vinil
A piscina de vinil também é parecida com a de alvenaria, pois é construída com uma base que se parece bastante. O que diferencia a alvenaria da piscina de vinil, é o tipo de revestimento. Enquanto a de alvenaria é revestida de pastilhas, a de vinil funciona como se fosse um plástico, que cobre toda sua superfície.
Ela oferece alguns benefícios, como um custo mais baixo, maior impermeabilização e até mesmo a higienização fica mais simples, já que não precisa limpar os rejuntes, por exemplo.
Tipo e formato ideal da piscina em sua obra: o que analisar?
Sabendo quais são os tipos de piscina, é preciso analisar alguns pontos para escolher o modelo de piscina ideal para o seu cliente e seu projeto. Abaixo, preparamos uma lista de coisas que devem ser observadas antes de escolher a sua piscina:
- Tipo do terreno onde será colocada;
- Espaço disponível;
- Profundidade da piscina;
- Orçamento;
- Tempo disponível para cuidar da piscina.
Esses são apenas alguns detalhes que podem impactar diretamente na hora de escolher o tipo de piscina ideal para o seu projeto. Vale a pena estudar e conversar com o cliente sobre cada um desses pontos.
Qual é o melhor tipo de piscina?
Não existe um tipo de piscina melhor que o outro, o que existe é a piscina que atende a necessidades específicas, se adapta ao espaço e está dentro do orçamento. Por isso é extremamente importante prestar atenção e realizar pesquisas para entender quais são os tipos de piscinas e como cada um deles pode se adaptar em casa.
As piscinas proporcionam muita diversão para toda a família, além de valorizar o imóvel. Para saber mais detalhes e ficar por dentro de todas as novidades, assine nossa newsletter!